Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de maio de 2010

segunda-feira, 10 de maio de 2010

CHOQUE HIPOVOLÊMICO

Definição: Forma de choque; uma condição onde o coração é incapaz de fornecer sangue suficiente para o corpo devido a perda de sangue, distúrbio circulatório ou volume sanguineo inadequado.

Causas, incidência e fatores de risco:

A perda de aproximadamente um quinto do volume sanguineo normal, por qualquer causa, pode causar choque hipovolêmico. Isto inclui sangramento do intestino ou estômago, outros sangramentos internos, sangramentos externos (por cortes ou lesões) ou perda de volume sanguineo e liquidos do corpo (como pode ocorrer com diarreias, vômitos, obstrução intestinal, inflamaçoes, queimaduras e outros).

Choque Hipovolêmico é uma condição médica caracterizada pela ocorrência dos seguintes sintomas:

- Frequência cardíaca elevada;
- Frequência respiratória elevada;
- Baixa Pressão arterial.

O choque hipovolêmico pode ser causado pela liberação de toxinas no TGI pelo Vibrio cholerae(bacilo da cólera). Que ao se ligarem nos receptores de Na causam o aumento da permeabilidade dos capilares e liberação por osmose de água e Cl intracelulares, levando ao extravasamento de liquido plasmático e diarréias com hipersecreção de cloreto.

Postado por: Kattia Cristina
HEMORRAGIA


Hemorragia é a ruptura de vasos sanguineos, com extravasamento de sangue.

A gravidade da hemorragia se mede pela quantidade e rapidez de sangue extravasado.

A perda de sangue pode ocasionar o estado de choque e levar a vitíma à morte.

A hemorragia divide - se em interna e externa:

Hemorragia Interna:

São mais dificeis de serem reconhecidas porque o sangue se acumula nas cavidades do corpo, tais como: estômago, pulmões, bexiga, cavidades craniana, torácica, abdominal e etc.

Sintomas:

- Fraqueza
- Sede
- Frio
- Ansiedade ou indiferença

Sinais:

- Alteração do nível de conciência ou inconciência;
- Agressividade ou passividade;
- Tremores e arrepios do corpo;
- Pulso rápido e fraco;
- Respiração rápida e artificial;
- Pele pálida, fria e úmida;
- Sudorese, e
- pupilas dilatadas.

Identificação

Além dos sinais e sintomas clínicos, suspeita-se que haja hemorragia interna quando houver:

- acidente por desaceleração (acidente autobobilístico);
- ferimento por projétil de arma de fogo, faca ou estilete, principalmente no tórax ou abdome; e
- acidente em que o corpo suportou grande pressão (soterramento, queda).

Se houver perda de sangue pela boca, nariz e ouvido, existe suspeita de uma hemorragia no cerébro.
Se a vitíma apresentar escarros sanguinolentos, provavelmente a hemorragia será no pulmão; se vomitar sangue será no estômago; se evacuar sangue, será nos intestinos (úlceras profundas); e se houver perda de sangue pela vagina, poderá estar ocorrendo um processo abortivo.
Normalmente, estas hemorragias se dão (se forem por doenças especiais) logo após acidentes violentos, nos quais o corpo suporta pressões muito fortes (colisões, soterramentos, etc.).

Hemorragia Externa:

Dividem-se em: Arterial, Venosa e capilar.

Nas hemorragias arteriais, o sangue é vermelho vivo, rico em oxigênio, e a perda é pulsátil, obedecendo às contrações sistólicas do coração. Esse tipo de hemorragia é particurlamente grave pela rapidez com que a perda de sangue se processa.

As hemorragias Venosas são reconhecidas pelo sangue vermelho escuro, pobre em oxigênio, e a perda é de forma contínua e com pouca pressão. São menos graves que as hemorragias arteriais, porém, a demora no tratamento pode ocasionar sérias complicações.

As hemorragias capilares são pequenas perdas de sangue, em vasos de pequeno calibre que recobrem a superficie do corpo.

Postado por: KATTIA CRISTINA

EDEMA (INCHAÇO)

O edema é um acúmulo anormal de liquidos no espaço interticial (espaço localizado entre os vasos e as células dos tecidos). Os principais mecanismos causadores do edema são o aumento da pressão dentro dos vasos ( pressão hidotástica) e a diminuição da concentração de proteínas no sangue (pressão oncótica). Ambos facilitam a passagem de liquidos dos vasos para o espaço intersticial.

CAUSAS:


Insuficiência cardíaca; Erisipela; insuficiência venosa crônica; Trombose venosa profunda aguda e linfedema; Doenças renais; Hipoproteinemia (baixa concentração de proteínas no sangue. Exemplos: Desnutrição e perda de proteinas pelos rins, como na sindrome nefrótica); Cirrose hepática; Hipotireoidismo; Medicamentos; Alergia; Edema Ciclico idiopático (mulheres).

TIPOS DE EDEMA:

Edema Localizado - São edemas que comprometem um território do organismo ou órgão. Resultam de distúrbios locais : Edema inflamatório. Edema Generalizado (Anasarca) - acontece quando o mesmo se espalha por todo o corpo e nas cavidades pré-formadas. Pode ocorrer também dentro do abd^men ascite e dentro pulmonar ou derrame pleural). Por ocasião de qualquer tipo de edema, em qualquer localização, sua presença faz diminuir a velocidade da circulação do sangue, assim prejudicando a nutrição e a eficiência dos tecidos.

TIPOS DE
EDEMA GENERALIZADO:

- Edema Renal
- Edema Cardíaco
- Edema da Gravidez

- Edema das cirroses hepáticas

- Edema iatrogênio


EDEMAS CAUSADOS POR DROGAS:


- Antidepressivos
- Anti-hipertensivos

- Hormônios

- Diuréticos

- Catárticos


Bibliografia:
Bogliolo; Wikipédia, a enciclopédia livre; Portal do Coração.

Postado por: KATTIA CRISTINA

quinta-feira, 6 de maio de 2010

PRIAPISMO


Priapismo É uma ereção persistente frequentemente dolorosa, desencandeada ou não pela atividade sexual, na qual o pênis ereto não retorna ao seu estado flácido, apesar da ausência de estimulação física e psicológica. A ereção dura em média 4 horas, pode levar a impotência sexual definitiva.

O priapismo é uma emergência médica e o reconmendado é procurar atendimento de emergência prontamente.

CAUSAS

Os mecanismos que causam o priapismo são pouco compreendidos mas envolvem vários fatores neurológicos e vasculares, como lesões e traumas na medula espinal. O priapismo também pode ser causado por medicamentos, como as injeções intracavernosas para o tratamento da disfunção erétil (papaverina, al prostadil)n atihipertensivos, anticoagulantes e etc.

Existem dois tipos de priapismo. O priapismo de baixo fluxo (venoclusivo), mais frequente. Está associado a diminuição do retorno venoso. É doloroso devido a má oxigenação do pênis. O outro tipo é o de alto fluxo (arterial), menos frequente. É indolor e geralmente causado por trauma peniano.

COMPLICAÇÕES

As potenciais complicações incluem isquemia, coagulação do sangue retido no pênis (trombose) e o dano aos vasos sanguineos do pênis podem resultar em disfunções eréteis ou impotência sexual no futuro. Em casos mais graves, a isquemia pode resultar em gangrena, o que pode fazer com que a remoção dop pênis seja necessária.

TRATAMENTO

- Aspiração do corpo cavernoso (drenagem)
- Aspiração do corpo cavernoso com injeções de drogas vasoativas (vasoconstrictores)
- Aspiração e lavagem do corpo cavernoso
- Tratamento cirúrgico (a fim de criar comunicações entre o corpo cavernoso e o corpo esponjoso)

Nos casos em que não há resolução do priapismo ou que este permaneceu várias horas sem tratamento, ocorre a fibrose dos corpos cavernosos com comprometimento futuro das ereções. A única solução é a prótese peniana.

O priapismo pode ocorrer em qualquer idade. Na adolescência está muitas vezes associados à doenças do sangue, como leucemia e anemia falciforme. Nas demais idades é idiopática (sem causas específicas). E nos idosos pode esta associado a neoplasias.

Bibliografia

ABC da saúde
Wikipédia, a enciclopedia livre

Postado por: KATTIA CRISTINA