EDEMA (INCHAÇO)
O edema é um acúmulo anormal de liquidos no espaço interticial (espaço localizado entre os vasos e as células dos tecidos). Os principais mecanismos causadores do edema são o aumento da pressão dentro dos vasos ( pressão hidotástica) e a diminuição da concentração de proteínas no sangue (pressão oncótica). Ambos facilitam a passagem de liquidos dos vasos para o espaço intersticial.
CAUSAS:
Insuficiência cardíaca; Erisipela; insuficiência venosa crônica; Trombose venosa profunda aguda e linfedema; Doenças renais; Hipoproteinemia (baixa concentração de proteínas no sangue. Exemplos: Desnutrição e perda de proteinas pelos rins, como na sindrome nefrótica); Cirrose hepática; Hipotireoidismo; Medicamentos; Alergia; Edema Ciclico idiopático (mulheres).
TIPOS DE EDEMA:
Edema Localizado - São edemas que comprometem um território do organismo ou órgão. Resultam de distúrbios locais : Edema inflamatório. Edema Generalizado (Anasarca) - acontece quando o mesmo se espalha por todo o corpo e nas cavidades pré-formadas. Pode ocorrer também dentro do abd^men ascite e dentro pulmonar ou derrame pleural). Por ocasião de qualquer tipo de edema, em qualquer localização, sua presença faz diminuir a velocidade da circulação do sangue, assim prejudicando a nutrição e a eficiência dos tecidos.
TIPOS DE EDEMA GENERALIZADO:
TIPOS DE EDEMA GENERALIZADO:
- Edema Renal
- Edema Cardíaco
- Edema da Gravidez
- Edema das cirroses hepáticas
- Edema iatrogênio
EDEMAS CAUSADOS POR DROGAS:
- Antidepressivos
- Anti-hipertensivos
- Hormônios
- Diuréticos
- Catárticos
Bibliografia:
Bogliolo; Wikipédia, a enciclopédia livre; Portal do Coração.
Postado por: KATTIA CRISTINA
Nenhum comentário:
Postar um comentário