Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de maio de 2010

PRIAPISMO


Priapismo É uma ereção persistente frequentemente dolorosa, desencandeada ou não pela atividade sexual, na qual o pênis ereto não retorna ao seu estado flácido, apesar da ausência de estimulação física e psicológica. A ereção dura em média 4 horas, pode levar a impotência sexual definitiva.

O priapismo é uma emergência médica e o reconmendado é procurar atendimento de emergência prontamente.

CAUSAS

Os mecanismos que causam o priapismo são pouco compreendidos mas envolvem vários fatores neurológicos e vasculares, como lesões e traumas na medula espinal. O priapismo também pode ser causado por medicamentos, como as injeções intracavernosas para o tratamento da disfunção erétil (papaverina, al prostadil)n atihipertensivos, anticoagulantes e etc.

Existem dois tipos de priapismo. O priapismo de baixo fluxo (venoclusivo), mais frequente. Está associado a diminuição do retorno venoso. É doloroso devido a má oxigenação do pênis. O outro tipo é o de alto fluxo (arterial), menos frequente. É indolor e geralmente causado por trauma peniano.

COMPLICAÇÕES

As potenciais complicações incluem isquemia, coagulação do sangue retido no pênis (trombose) e o dano aos vasos sanguineos do pênis podem resultar em disfunções eréteis ou impotência sexual no futuro. Em casos mais graves, a isquemia pode resultar em gangrena, o que pode fazer com que a remoção dop pênis seja necessária.

TRATAMENTO

- Aspiração do corpo cavernoso (drenagem)
- Aspiração do corpo cavernoso com injeções de drogas vasoativas (vasoconstrictores)
- Aspiração e lavagem do corpo cavernoso
- Tratamento cirúrgico (a fim de criar comunicações entre o corpo cavernoso e o corpo esponjoso)

Nos casos em que não há resolução do priapismo ou que este permaneceu várias horas sem tratamento, ocorre a fibrose dos corpos cavernosos com comprometimento futuro das ereções. A única solução é a prótese peniana.

O priapismo pode ocorrer em qualquer idade. Na adolescência está muitas vezes associados à doenças do sangue, como leucemia e anemia falciforme. Nas demais idades é idiopática (sem causas específicas). E nos idosos pode esta associado a neoplasias.

Bibliografia

ABC da saúde
Wikipédia, a enciclopedia livre

Postado por: KATTIA CRISTINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário