Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de março de 2010


LESÃO E MORTE CELULAR
Alterações Reversíveis e Irreversíveis

As lesões celulares podem ser Reversíveis, com restituição da normalidade, e Irreversíveis quando ocorre morte celular. Ambos constituem o grupo das Alterações Regressivas das células, baseado na diminuição geral das funções celulares, principalmente de produção de proteínas, com conseqüências diretas nas membranas e no núcleo.
Temos como exemplo, a hipóxia (falta de oxigênio), que estar relacionada a esse mecanismo de lesão caracterizados, principalmente, por alteração metabólica na célula, por diminuir, invariavelmente, seus níveis energéticos, mantidos pelos sistemas vitais, ou seja a célula sofre um processo chamado carência de oxigenação que interfere diretamente na respiração aeróbica da célula, por que as células do nosso organismo devem ser mantidas em condições constantes no que diz respeito à temperatura, irrigação sangüínea, oxigenação e suprimento de energia (homeostase).
Caso a mudança nas condições do ambiente celular seja um pouco mais intensa ou prolongada, podem ocorrer alterações adaptativas como hiperplasia.
Agressões mais intensas ou prolongadas podem levar a alterações celulares reversíveis como a esteatose, essas alterações são chamadas reversíveis por que as células retornam ao seu estado normal, funcionalmente e morfologicamente.
Os sistemas das células são de tal modo interligados, que qualquer que seja o ponto inicial da lesão celular, a tendência é que com o passar do tempo, todos os sistemas da célula sejam atingidos. O estímulo nocivo desencadeará vários processos intracelulares como dano: - À Membrana que afeta a mitocôndria (levando à diminuição da produção de ATP e morte celular); cuja integridade depende o controle das substâncias que saem ou entram na célula; - Aos lisossomos (causando digestão enzimática dos componentes celulares);
- À membrana plasmática em si, culminando na perda do conteúdo celular.
- Respiração aeróbica - da qual dependem os sistemas que utilizam energia, inclusive as membranas; - Síntese proteica - que produz proteínas estruturais, enzimas e outras;
Há também aumento do cálcio intracelular e das espécies reativas de oxigênio (radicais livres, como o O2-, H2O2, OH-), o que leva a proteólise e dano ao DNA. O cálcio ativa muitas enzimas que levam a degradação celular, como as caspases e as proteases. Em fim, alterações reversiveis, são, portanto, manifestações celulares que caracterizam a complexa desrregulação, alterações na membrana plasmática (bolhas; redução e distorções nas microvilosidades) acometendo a célula.
E as lesões irreversíveis quando a célula é incapaz de reverter os danos mitocondriais (ausência de fosforilação oxidativa e geração de ATP) e há alterações profundas na função da membrana. Causando processos de morte celular e necrose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário